Virtual Reality Influence on Balance of Patient with Cerebellar Dysfunction - Case Study
Alessandra Maria Schiavinato, Bruna de Carvalho Machado, Marcela de Araújo Pires, Cristiano Baldan
RESUMO
Demonstrar a influência da realidade virtual, com a utilização do sistema de jogos Wii, no equilíbrio de paciente com disfunção cerebelar e seus efeitos em médio prazo. Método. Foi selecionado um indivíduo com diagnóstico médico de ataxia cerebelar precoce, submetido a um protocolo de tratamento com a utilização do Wii, atribuindo a este, dois jogos de equilíbrio que exigiram deslocamentos látero-lateral e ântero-posterior. Para mensuração e posterior comparação dos resultados, foram utilizadas as escalas de Berg, Índice de Marcha Dinâmica, Índices de Barthel e Lawton; ambas foram aplicadas antes e imediatamente após a aplicação do protocolo e, para verificação dos efeitos em médio prazo, foram reavaliadas após 80 dias do término do mesmo. Resultados. O indivíduo estudado demonstrou melhora da pontuação em todas as escalas na avaliação pós-tratamento. Em médio prazo os resultados se mantiveram, apesar de observado um decréscimo nas pontuações. Conclusão. Com os resultados obtidos, sugere-se que o sistema de jogo Wii possa proporcionar resultados positivos no equilíbrio de pacientes portadores de disfunção cerebelar, podendo se tornar grande aliado da fisioterapia convencional.Objetivo.
Artigo completo: http://www.revistaneurociencias.com.br/inpress/523%20relato%20de%20caso.pdf
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