segunda-feira, 11 de abril de 2011

Os efeitos da prática de atividades motoras sobre a neuroplasticidade


The effects of motor activities practice on neural plasticity

Marcella de Pinho Borella, Tatiana Sacchelli



RESUMO
A neuroplasticidade dentre suas muitas definições pode ser a capacidade de adaptação do sistema nervoso, especialmente a dos neurônios, às mudanças nas condições do ambiente que ocorrem diariamente na vida dos indivíduos. Esta reorganização neural é um objetivo preliminar da recuperação neural para facilitar a recuperação da função e pode ser influenciada pela experiência, comportamento, prática de tarefas e em resposta a lesões cerebrais. Um consenso na literatura sobre a plasticidade cerebral é que o aprendizado de determinada atividade ou a somente prática da mesma, desde que não seja simples repetição de movimentos, induza mudanças plásticas e dinâmicas no sistema nervoso central (SNC). Isto porque o treinamento motor pode promover neurogênese, sinaptogênese, angiogênese, modulação pré e pós sináptica entre outros, e todos esses podem contribuir para resultados positivos na recuperação em resposta a esse treinamento. Contudo é importante precaução, pois tanto a intensidade e especificidade do tratamento, como o intervalo de tempo entre a lesão e o início da prática de atividades influenciam a recuperação da função nervosa. Portanto esta revisão quer sugerir que a neuroplasticidade parece ser dependente do aprendizado ou do treino de atividades e não simplesmente uso dependente.
Unitermos. Plasticidade Neuronal, Atividade Motora, Aprendizagem, Reabilitação, Fisioterapia.
Citação. Borella MP, Sacchelli T. Os efeitos da prática de atividades motoras sobre a neuroplasticidade

Texto Completo: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2009/RN%2017%2002/14.pdf

Um comentário:

  1. Eu tenho esclerose múltipla. Descoberta em 2006, pensei que ia morrer. Sou repórter fotografica e sem poder mais fotografar me encontrei sem funcão no mundo. Em 2008, encontrei a Luz e ela me ensinou a viver melhor fazendo coisas que eu nunca tinha feito antes. Luminárias, arandelas, etc. me fizeram entender que algo diferente acontecia no meu cérebro! Um dia perguntei para a equipe que me assiste, se nós tinhamos neurônios de stepe? Foi aí que elas me falaram da neuroplasticidade. Eu vivo feliz e encontrei minha funcão no mundo. Adorei o blog de voces! Me ajudou e estou pesquisando sobre tudo isso. Obrigada!! Antonieta

    ResponderExcluir